Review 1 – DVD sobre manutenção de mountain bikes

Comprei o DVD intitulado “Mecânica básica para ciclistas – MTB” do site Onde Pedalar com o intuito de aprender a fazer eu mesmo algumas coisas como reparos, regulagens, trocas de cabos, etc… dispensando ter que parar a bike em uma bicicletaria.

Gostei da qualidade física do DVD, ele vem numa qualidade igual a de qualquer DVD de filme comprado por ai. Mas a edição… é muito ruinzinha.

Vamos aos aspectos que eu não gostei do DVD:

  • Não tem descrição dos capítulos, tu acessas na sorte. Por exemplo, quero ver o capítulo sobre troca de cabos, tu tem que fazer a escolha do capítulo aleatoriamente, pois abaixo da imagem ícone do capítulo (que nem ilustrar do que se trata mostrando um freio, um cabo, etc) não está escrito nada!
  • Quando acaba um capítulo a imagem fica parada, como se tivesse trancado o vídeo, e então começa outro capítulo.
  • Eu assisti numa TV dessas modernas, grandes e widescreen. A imagem ficou distorcida, esticada. Hoje em dia qualquer câmera fotográfica digital filma em HD.
  • Em alguns momentos o apresentador vira de costas, e o som fica abafado pelo simples fato dele não estar usando um microfone externo a filmadora.

Mas como eu não comprei o DVD pelo aspecto artístico e sim pelo conteúdo técnico… gostei do que vi.
Para quem não tem noção nenhuma de manutenção, ou acha que é um bicho de dez cabeças é uma boa mão na roda. Para os mais experientes é perda de dinheiro.

Os tópicos mais legais são:

  • Regulagem de cambio.
  • Troca de cabos.
  • Alinhamento de freio v-break.
  • Troca de corrente (ensinou o macete de como cortar a corrente na medida correta).

O único tópico que eu não gostei foi o sobre alinhamento de aro. Alinhar um aro não é tão trivial, pois implica em conferir o alinhamento lateral do aro e também “vertical”. Imagine que tu atarraxaste dois raios, obviamente teu aro tende a ficar oval. Por isso devesse ficar sempre de olho no alinhamento vertical do aro.
No DVD o tópico mais trata de como trocar um raio quebrado e dar uma apertada meia boca. Pois nem mesmo QUAL o raio o apresentador está apertando ele da ênfase. Enfim, leia na internet como fazer ou deixa de ser canguinha (pão duro) e vai a uma bicicletaria fazer esse tipo de serviço.

Minha nota, de 0 a 5, é 3. Eu recomendo para quem, como eu, tem como hobby mexer nas coisas e se interessa por fazer por si mesmo. Como meus hobbies sempre foram slotcar (autorama profissional), eletrônica, carros e aviões R/C, fuçar na mecânica das coisas é uma parte importante e prazerosa de tudo que me envolvo, e estava faltando coragem e alguma base técnica para começar a regular em casa a bike, trocar algumas coisas, etc.

Agora estou investindo nas ferramentas necessárias para fazer tudo em casa e já comprei os cabos de cambio e freio para trocar nesse final de semana (se der tempo para algo nesse final de semana).

Por hora era isso. Até a próxima.

Anúncios

Sobre jeanjmichel

Analista de sistemas, casado, pai de gêmeas, ciclista amador, professor Padal nas horas vagas e viciado em tecnologia ;)
Esse post foi publicado em reviews e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Review 1 – DVD sobre manutenção de mountain bikes

  1. Obrigado pelas suas considerações. Fico feliz por nosso primeiro objetivo ter sido alcançado que é passar informações, mesmo que a forma da “envelopagem” ainda não seja a ideal.
    Só esclarecendo uma coisa quanto a formato, optamos por quadrado porque a maioria das pessoas ainda tem tv assim e porque é o melhor para o conteúdo que produzimos. E o formato não tem nada a ver com resolução. A nossa captação é em Full HD, mas para entregar isso tbm assim seria necessário gravar em Blue-Ray já que, mesmo codificado, o conteúdo ficaria o dobro do que comporta um DVD. Para não distorcer a imagem na sua TV nova, basta vc fazer essa opção na TV.
    Quanto as dicas sobre alinhamento e raio, vc tem razão, o assunto é tão extenso que no fim acabamos por fazer um DVD a parte só para isso. E a partir desse novo DVD, mudamos o vídeo sobre o assunto no Manutenção Básica pra ficar mais completo.
    O OndePedalar é um site que tem por objetivo fornecer informações, não contamos com o apoio de nenhum fabricante como anunciante. E só agora, depois do sucesso do primeiro DVD é que conseguimos alguma atenção em forma de peças emprestadas para o de Freio a Disco, cuja a finalização já ficou mais bem acabada. Para os de montagem e rodas foi tudo comprado.
    Nosso apoio são os ciclistas, como você, que compraram os DVDs e estão ajudando a produzir mais conteúdo. E com isso estamos tendo a liberdade de poder criticar e informar melhor.
    Por isso mesmo, todas críticas são bem vindas, só ajuda a chegarmos mais perto do nosso objetivo que é informar de maneira crítica e sem tentar vender peça de um ou outro fabricante.
    Obrigado
    Marcelo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s