Dia 6

Meta: percorrer 20km em até 1 hora
Realizado: 21,3km em 57min42seg, média de 21,8km/h 🙂
Resumo: Como ontem eu fui dormir cedo, hoje acordei as 4:30AM muito bem disposto a pedalar. Sai de casa estranhando um pouco os novos pneus, aquela banda amarela não é pintada bem reta, então o vai e vem da banda colorida da impressão que o pneu está descentrado, ou algo do tipo. Fora meu receio de ter outra câmara estourada, então sai pedalando mais lento e observando se nenhum pneu saia do aro. Cheguei cedo na ciclovia e parei para conferir a bike. Tudo no lugar, lá vamos nós para 14 giros completos no circuito de 1k. Na 5ª volta eu parei, pois sentia a bike se arrastando, pesada. Eu sabia que tinha esquecido de lubrificar a corrente (o barulho que fazia ao pedalar me lembrava da falta de um óleo ali na transmissão), mas a bike estava um peso só. Descobri que meu v-brake dianteiro estava pegando na roda. Não é de hoje que eu preciso regular meus freios e câmbios, mas agora virou urgência, pois emergencialmente eu abri o freio e deixei-o desativado. Quando olhei no relógio e eram 5:30AM eu já sabia que seria o dia de completar os 20k (ainda mais que não apareceu o grupo de pessoas que caminham, nem o cão branco que me persegue – aleluia). Sai da ciclovia marcando mais de 17k rodados, então para casa, mesmo pelo caminho mais curto, iria chegar aos 20k. Marcou 20k aos 53min28seg de pedal, uma média de 22.2km/h. Achei muito bom. Dali para casa foram mais 1.3k em 4min14seg numa média de 21.8km/h (é uma subida longa e uma descida até minha casa). Estou satisfeito, mas não sei se durante essa semana terei todo esse tempo para pedalar, pois acordar todos os dias essa hora vai me matar, e eu sai atrasado de casa para o trabalho, mas pretendo manter esse tempo e ir sempre passando dos 20k percorridos.

Impressão sobre os novos pneus e selim

O selim é o que mais senti diferente na bike. Ainda não encontrei uma posição boa para sentar e pedalar, pois ele é mais largo que o anterior, e eu tenho a impressão de que ele é feito para quem pedala com o tronco mais na vertical do que eu. Mas estou sentindo hoje as mesmas dores na coluna (no cox) que sempre sinto ao pedalar. Veremos essa semana se melhora.

Os pneus são… Kenda, quem conhece sabe que ele é bem aderente e esses novos mais moles que os meus anteriores, por tanto vai gastar mais rápido e as laterais dele me deram a impressão de serem mais frágeis. Isso implica em pegar alguma pedra pontiaguda e rasgar o pneu, ou até mesmo as câmaras de ar maiores que 1.5 que estou usando danificarem o pneu. Essa semana pretendo comprar duas câmaras 1.5 e trocar as da bike.
A maldita faixa amarela é o que mais me incomoda, pois além do pneu ficar escroto visualmente aquela faixa fica indo e vindo para os lados dando a impressão que a roda está torta ou algo do gênero. Mas agora vou rodar até acabar esse par de Kwests, depois parto para outra marca ou procuro um todo preto.

Obs.: Como eu troquei de tênis para pedalar, pois o outro foi para o lixo todo rasgado e soltando a sola, eu reparei que esse por ser mais largo nas laterais da sola pegava no pedivela, gerando atrito, gerando arrasto. Acertar a pedalada não foi rápido, nem mesmo acho que está muito eficiente. Amanhã vou tentar pedalar com um tênis mais fino, tipo sapatilha de pilotar carro, como o Adidas Kundo que eu tenho. Se você pedala usando tênis de 5 mil molas ou coisa que o vala, cuidado para não gerar atrito ou pedalar com o pé muito para fora dos pedais na tentativa de compensar esse atrito do tênis com o pedivela. As dores na sola do pé são as piores para um ciclista (além do cox claro).

Por hoje é isso. Até a próxima.

Sobre jeanjmichel

Analista de sistemas, casado, pai de gêmeas, ciclista amador, professor Padal nas horas vagas e viciado em tecnologia ;)
Esse post foi publicado em treinos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

