Trânsito 2

Ontem (13 de abril de 2011) o empresário Antonio Bertolucci, de 68 anos, morreu vítima de um atropelamento enquanto andava de bicicleta pelas ruas e avenidas de São Paulo.

Na matéria que li na internet tinha uma foto do local do acidente, uma curva que pelo o que entendi (não sou e não conheço São Paulo) é acesso a uma avenida.

Você já deve ter visto um zilhão de vezes esse vídeo e suas variáveis:

O que muito ciclista não presta atenção quando está andando por aí é ONDE no trânsito eles estão MAIS expostos. Lembrando que de qualquer maneira SEMPRE estamos expostos em meio a esse trânsito caótico.

Com base no que o vídeo demonstra é fácil deduzir que no caso do atropelamento de ontem ocorreu o básico: ninguém que está ingressando em uma avenida/rodovia presta atenção no que está a sua frente!

Ruas ou avenidas que fazem curvas ou alças de viadutos e acessos a rodovias e avenidas são sempre um ponto onde estamos mais expostos, pelo simples fato de que ninguém faz a curva olhando para a curva em si (olhando para frente)!  No geral os motoristas estão atentos ao fluxo do trânsito da rua/avenida/rodovia a qual ele vai ingressar. Assim o ciclista/motoqueiro/pedestre e até mesmo outros carros que estão nos pontos indicados em verde na imagem abaixo estão mais vulneráveis.

Os motoristas que acessam uma rodovia, rua ou avenida normalmente prestam atenção no fluxo ao qual irá acessar (linha vermelha), por essa razão cuidado quando você estiver nos pontos em verde.

Deve ter sido por isso que o motorista do ônibus disse que só viu o ciclista depois pelo retrovisor. Ou seja, ele deve ter entrado na curva olhando para o fluxo da avenida, a roda dianteira do ônibus derrubou o ciclista, e as traseiras passaram por cima do ciclista! E o nosso amigo “motora” não sentiu nada no volante, não viu nada, etc.

Isso me tira um pouco da coragem de pedalar. Cada notícia dessas, cada morte dessas e até o que aconteceu comigo, me desanima um bocado a pensar em fazer uma viagem de bike ou andar pelas ruas.

Até a próxima.

Sobre jeanjmichel

Analista de sistemas, casado, pai de gêmeas, ciclista amador, professor Padal nas horas vagas e viciado em tecnologia ;)
Esse post foi publicado em trânsito. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s