Review 3 – Monitor cardíaco Geratherm

Geratherm modelo Training Fitness

Geratherm modelo Training Fitness

Quando comecei a ler e me interar mais sobre todo o universo ao redor do ciclismo fiquei muito impressionado com todas as milhares de informações que achei. E mesmo para um ciclista amador, como eu, há muita coisa a incorporar nos meus rolés por aí, e uma delas é o controle dos batimentos cardíacos.

Como eu já falei aqui, procuro no ciclismo um anti-estresse e uma atividade para controle da forma física. Para o primeiro objetivo basta eu estar por aí sobre a bike me divertindo, para o segundo a coisa tem que ser bem planejada para que eu não fique perdendo tempo pedalando de forma que meu corpo não assimile o esforço feito queimando calorias, fortalecendo a musculatura, etc.

Bem, minha formação não é de educador físico, mas como rato de internet e irmão de uma educadora física, comecei a ler, perguntar e preparar-me para entender como tirar um bom proveito da bike.
E um dos preparos básicos é ter uma forma de controlar seus batimentos cardíacos.

Minha dica aqui é para quem quer comprar um monitor cardíaco, mas não quer começar pelos modelos top de linha, que além de uma série de medições, fazem café expresso, passam e lavam suas roupas😉

Eu tenho um monitor cardíaco da marca Polar que é excelente, com muitas opções de programas nele, etc. Porém, a alguns anos atrás, ele custou uma bagatela superior a 300 Reais e ele não é o modelo top da marca, que podem chegar a 600 Reais.

Então quem não quer começar desembolsando uma grana dessas, mas quer se beneficiar de um aparelho deste tipo, a dica é comprar um modelo nacional que custa entre 50 e 60 Reais.
Não, não pense que o aparelho é ruim não. Esse tipo de preconceito não tem muito a ver com ciclismo, sabemos disso por termos amigos com bikes de 100 Reais a 3 mil Reais que se divertem ou andam conosco em ruas, estradas e trilhas da mesma forma.

O aparelho que testei é o Training Fitness da marca Geratherm que pode ser comprado em qualquer bom site de compras online como Americanas, Submarino, etc.

Ele tem as seguintes funções:

  • Data/ hora
  • Freqüência cardíaca
  • Freqüência média e máxima
  • Média da freqüência cardíaca
  • Cronômetro com interrupção
  • Alarme
  • Luz noturna
  • Contador de calorias queimadas
  • 200 memórias de volta em uma sessão de exercício
  • Três níveis de treinamento para diferentes intensidades de exercício
  • Tempo total de treinamento dentro dos níveis de exercícios
  • Índice de massa corporal
  • Índice de fitness

Embora o manual dele seja meio deficiente, pois faltam algumas informações principalmente quando se preenche os dados das zonas de treino, ele é de fácil configuração e uso.

Com esse tipo de aparelho, tu além de ver a quantas bates teu coração, poderás criar perfis de treino. As chamadas zonas alvo.
Cada zona é parametrizada com o percentual da sua freqüência máxima cardíaca que desejas empenhar no treino, assim como o batimento máximo a ser alcançado.
Ou seja, no treino leve tu podes querer estar sempre entre 40% e 60% do seu batimento cardíaco máximo e limitar os batimentos a 110 BPM, já no treino mais intenso estar entre 70% e 80% com o máximo de 175 BPM.

Além das zonas, é configurável todo o perfil do usuário com informações como: peso, altura, idade, sexo, etc. Essas informações vão gerar ao final de cada sessão de treino as estatísticas de quantas calorias foram gastas, quantidade (em gramas) de gordura queimada, etc.

O aparelho ainda lhe mostra dados sobre o seu treino, que alias pode ser categorizado para bike indoor e outdoor, como o tempo que tu permaneceste no ideal da zona alvo (respeitando seus parâmetros para o treino), o tempo que esteve abaixo ou acima dessas metas, etc.

Vale muito a pena. E se você depois que estiver familiarizado com o aparelho sentir falta de alguma função (?), poderás partir para uma marca mais tradicional como a Polar, Garmin, etc. e modelos mais complexos. Ou ainda comprar um ciclo computador que além das funções de medições de velocidade, distância, etc. tenha GPS e monitor cardíaco.

Site do fabricante: http://www.geratherm.com.br
Preço médio: R$ 60,00.
Avaliação: Ótimo (na escala ruim, bom, ótimo, excelente)

Sobre jeanjmichel

Analista de sistemas, casado, pai de gêmeas, ciclista amador, professor Padal nas horas vagas e viciado em tecnologia ;)
Esse post foi publicado em reviews. Bookmark o link permanente.

9 respostas para Review 3 – Monitor cardíaco Geratherm

  1. Aline disse:

    Olá!
    Comprei esse frequencímetro da geratherm e estou apanhando muuitoo para mexer nele. Como vc disse, o manual não ajuda muito, por isso estou recorrendo à sua ajuda. Como faço para configurar meu perfil de usuaria? Meu maior interesse é visualizar as calorias queimadas.

    Obrigada,
    Aline.

  2. jeferson disse:

    tbem preciso muito de ajuda… comprei esse monitor cardíaco mas tbem to apanhando..

  3. Pri Mayer disse:

    Eu deixei o meu guardado por 1 ano, acabou que perdi o manual e não consigo configurar meu perfil de usuária, Não sei o que significam cada número. Então entrei em contato com a empresa solicitando manual em pdf, mas se alguém puder esclarecer algumas dúvidas ou enviar o manual em pdf eu agradeço.

  4. Fernanda disse:

    Olá,

    Adquiri um frequencímetro da Geratherm 551, porém o manual é muito deficiente e não estou conseguindo realizar as configurações, se possível tem como esclarecer algumas dúvidas? Obrigada.

  5. liara dos santos andrade disse:

    como que liga isso eu deus? tô apanhando aqui.

    • Rosenir da Costa disse:

      Olá Liara! Já conseguiu ligar o relógio? Eu ainda não consegui. Já levei para várias pessoas e ninguém ainda conseguiu. Que manual mais fajuto. Desde já agradeço, Rosenir.

  6. eu nao consigo usar pois nao sei zera as informaçoes nele contidas,preciso de ajuda p asso a
    passo

  7. marluce fornari disse:

    eu estou com o mesmo problema, tenho o aparelho ha 6 meses.. passou na maos de varios personais e ngm conseguiu configurar ele!! preciso de ajuda..

Deixe uma resposta

