Do ponto de vista médico, o ciclismo na mobilidade urbana

Rogério Tuma, colunista da revista Carta Capital, escreveu uma matéria chamada “Bicicletas: Saudável, mas arriscado”.

Nela é relatado um estudo publicado na revista inglesa Emergency Medical Journal escrito por Joanna Manson, do Royal London Hospital, que analisou todos os acidentes registrados na região de Londres entre 2004 e 2009.

Joanna identificou 265 casos de acidentes envolvendo ciclistas que necessitaram de socorro no local, remoção para hospital e atendimento completo.
82% desses acidentes foram causados por colisões entre ciclistas e veículos automotores, e claros, os mais graves foram fruto de acidentes envolvendo utilitários e ciclistas.

O material da Carta Capital está aberto para qualquer um ler, eis o endereço: http://www.cartacapital.com.br/saude/saudavel-mas-arriscado/?autor=86

A consideração final do médico Rogério Tuma é um pouco enérgica, mas eu não discordo totalmente do ponto de vista dele, e de repente ele conhece melhor do que nós os “causos” das emergências por aí.

De qualquer forma, eu também acho que sem infra-estrutura e UMA CAMPANHA DESCENTE de conscientização dos motoristas de que a bike É UM VEÍCULO e DEVE estar inserida no trânsito, teremos sempre JulianaS Dias, MarciaS Prado, ZezinhoS e HuguinhoS por aí pagando um preço muito alto pela pressa e ignorância dos outros.

Anúncios

Sobre jeanjmichel

Analista de sistemas, casado, pai de gêmeas, ciclista amador, professor Padal nas horas vagas e viciado em tecnologia ;)
Esse post foi publicado em bom de ver. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s