Primeira seleção brasileira de ciclismo de pista

Os pioneiros da equipe brasileira de ciclismo de pista (Foto: Rodrigo Cunha/Globoesporte.com)

Os pioneiros da equipe brasileira de ciclismo de pista (Foto: Rodrigo Cunha/Globoesporte.com)

Desde que vim morar no Rio de Janeiro sempre quis ir conhecer o velódromo da cidade, que sediou as competições de ciclismo do PAN de 2007, que ocorreu meses antes de eu me mudar para a cidade.

Como muitas outras coisas construídas para o PAN daquele ano que depois simplesmente não foram mais aproveitadas, sempre pensei que um dia poderia vir a ver o velódromo ser utilizado novamente, ver uma competição por lá, etc. Cheguei a procurar a federação carioca de ciclismo para saber se há uma visitação ao velódromo, se pode ser utilizado por uma pessoa qualquer como eu, etc.

Eis que hoje me deparo com a feliz notícia de que o velódromo não só “voltou à ativa”, como será a casa da 1ª seleção brasileira de ciclismo de pista! #epicWin

Acho que o Brasil depois de sediar um PAN, os jogos militares e se preparar para as olimpíadas de 2016, acordou para os demais esportes. E já não era sem tempo. Iatismo, judô, vôlei e outros esportes como o basquete já nos trouxeram medalhas e mais medalhas olímpicas… e o futebol? Ok, não quero polemizar aqui. Mas de qualquer forma é bom o Brasil acordar para os demais esportes, ainda mais que por sediar a olimpíada de 2016 poderá concorrer em TODAS as categorias sem ter que se classificar (obter índice) para isso.

Agora a federação precisa agendar algumas competições para atrair o povo, para que a cidade passe a respirar o ciclismo e criarmos uma cultura no esporte.

Outro fato muito legal nisso tudo é a marca Caloi voltando ao ciclismo de elite. Todas as bikes da seleção brasileira são Caloi, e de alta tecnologia.
Quem não conhece a história da marca, a Caloi forneceu bicicletas para a elite mundial de ciclismo (tanto no ciclismo de estrada quando no MTB), em parcerias com Eddy Merckx e Specialized, por exemplo, as bikes chegaram a serem pedaladas por astros como Lance Armstrong:

Lance Armstrong de Caloi

Lance Armstrong de Caloi

Reparem, tudo isso (a seleção brasileira) foi feito com um aporte de 3 milhões de Reais vindos do governo federal. Imagina se convertêssemos os 14 milhões e pouco que gastarão para criar o museu do Lula em SP em incentivos aos esportes olímpicos?

Bem, por hora é aguardar uma chance de ir conhecer o velódromo e quiçá presenciar um treino da seleção brasileira de ciclismo de pista (que orgulho).

A notícia está aqui (escondida no Globo Esporte*): http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2012/04/com-estrutura-de-ponta-brasil-lanca-primeira-equipe-de-ciclismo-de-pista.html

* Digo escondida pois hoje, dia 13 de abril de 2012, eu acessei a página inicial do Globo Esporte e não encontrei a notícia, tive que usar a busca do portal para tal, já que o ciclismo não é um dos esportes listados no rodapé da página, onde o usuário é redirecionado para uma página com todas as notícias daquele esporte escolhido.

Sobre jeanjmichel

Analista de sistemas, casado, pai de gêmeas, ciclista amador, professor Padal nas horas vagas e viciado em tecnologia ;)
Esse post foi publicado em bom de ver e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Primeira seleção brasileira de ciclismo de pista

  1. Grei de brito disse:

    Boa Sorte a seleção e tomar que você conheça logo.

  2. Pingback: Acabou o sonho de termos uma seleção de ciclismo de pista no Brasil | Anonymous Biker

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s