Circuito Pedalar 2013 – Rio de Janeiro, eu fui!

Circuito Pedalar 2013 - Rio de Janeiro

Circuito Pedalar 2013 – Rio de Janeiro

Ontem foi dia do Circuito Pedalar 2013 na cidade do Rio de Janeiro.
A atividade é um passeio ciclístico pelo Aterro do Flamengo com mais ou menos 8km de percurso e contou com carro de som, sorteios, oficina para as bikes, etc. Também foi “comemorado” o dia mundial sem carro.

Sobre o evento

Eu estou acostumado a levar minhas filhas a eventos de atletismo, e nestes, por mais que sejam gratuitos, a infra-estruturar, de longe, é melhor. Por exemplo, ontem estavam previstos 3 pontos de distribuição de água, mas na verdade só havia um e foi no termino do percurso. Não havia uma tenta se quer distribuindo alguma fruta ou que fosse para os atletas que ficaram reféns dos ambulantes e a escrota prática do “se tem esse movimento todo vou vender ao preço que eu quiser” e aí já viu né, aquela água que nos finais de semana normais custa entre 2 e 3 Reais ontem estava de 3 a 5 Reais! Não queiram saber o preço do resto como picolés, sanduíches, água de coco, etc.

Outro ponto que achei falho foi não ter ciclistas da organização espalhados pelo “pelotão” do passeio. Isso deu margem a uma galera que estava procurando seus 10s de fama fazendo estrepolias e colocando em risco todos os demais que estavam curtindo o pedal. E olha que havia muitas crianças pedalando suas possantes bikes e que além de nossa admiração mereciam nosso respeito, coisa que essa galera não estava demonstrando.

O dia mundial sem carro

O dia mundial sem carro começou a ser comemorado, digamos assim, em 1997 na França e foi ganhando cada vez mais cidades adeptas pelo mundo a fora. Em 2003 foi a vez do Brasil entrar nessa e desde então temos todos os anos a comemoração deste dia em várias cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, etc. O dia mundial sem carros visa a reflexão sobre a dependência que temos do transporte a motor, e na maioria das vezes individual, impacto ambiental, etc.

Marque no seu calendário para ano que vem estar lá e fazer parte dessa festa 😉

Sobre jeanjmichel

Analista de sistemas, casado, pai de gêmeas, ciclista amador, professor Padal nas horas vagas e viciado em tecnologia ;)
Esse post foi publicado em bom de ver, dicas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário