Bike hack 1 – Action cam usando iPhone

Bike hach - Action cam usando iPhone

Bike hack - Action cam usando iPhone

Estava pensando em comprar uma action cam no Deal Extreme, mas pagar $ 60 por algo que irá gerar um video muito do sem vergonha não me agradava. E as opções mais caras e que se dizem mais eficientes estão longe de filmar em HD ou qualquer coisa que o vala.

Então eu comprei um suporte de guidão para o iPhone (R$ 5.17 no eBay) afim de usar o iMapMyRIDE durante minhas pedaladas, então percebi que o mesmo tem regulagem para a disposição (vertical ou horizontal) e angulação do telefone. Era tudo que eu precisava para usá-lo também para filmar os meus pedais.

Só precisei abrir um buraco no suporte (bandeja que segura o telefone) com a micro-retífica e era isso.

Mais fotos estão no meu Flikr: http://www.flickr.com/photos/jeanjmichel/sets/72157626629177446/

Claro que tem suas limitações:

  • O vídeo fica tremido e chacoalhado, pois o guidão fica se balançando enquanto pedalamos e quando ocorre qualquer pancada na roda dianteira (e eu ainda por cima não uso suspensão na bike);
  • Não tenho a liberdade de virar a cabeça e filmar algo que estou vendo, somente filmo o que a bike estiver apontando;
  • No caso de chuva tenho que guardar o telefone para que ele não estrague;
  • O iPhone só funciona como câmera quando está ligado e exibindo no display o que ele está filmando, ou seja, ele fica alimentando aquela tela gigante e a bateria vai gastando (mas leva horas) além de todo mundo ver aquilo iluminado no guidão da bike (no meu caso que pedalo a noite então é um convite a ser assaltado). Tem como ajustar o brilho da tela para bem fraco e contornar um pouco esse problema.

Mas assim mesmo, para mim por hora vale a pena.
Depois eu posto um vídeo de exemplo.

PS.: Bem que eu podia estar usando isso quando o busão me derrubou da bike 😦

Por hora é isso. Até a próxima.

Sobre jeanjmichel

Analista de sistemas, casado, pai de gêmeas, ciclista amador, professor Padal nas horas vagas e viciado em tecnologia ;)
Esse post foi publicado em hacks. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário